FLORESTA VIVA
Curadoria Bené Fonteles
_______________________________________________
11/11 a 12/12
O P E N C A L L # 21
Inscrições até dia 05/11/2022
Temos o imenso prazer de anunciar que a nossa próxima residência FLORESTA VIVA que acontece entre 11/11 e 12/12, será curada pelo artista Bené Fonteles.
Bené Fonteles é um poeta, escritor, artista visual, curador e ambientalista que dialoga com as estéticas e poéticas das culturas afro-indígenas brasileiras. Nascido no Pará, foi diretor do Museu de Arte e da Cultura Popular no Mato Grosso nos anos 80 e em 2000 foi diretor do Museu de Arte em Brasília. Ele participou da 32 bienal de São Paulo, INCERTEZA VIVA, com a instalação intitulada 'Oca Tapera Terreiro' que recebeu artistas, ativistas, ecologistas, antropólogos e educadores para debates a respeito do tema.
A residência artística Kaaysa: FLORESTA VIVA, pretende contemplar as influências e evocações afro-indígenas que a partir da miscigenação da formação do povo brasileiro, deram origem a diversidade e singularidade da cultura cabocla e caiçara que povoa todo o litoral paulista. Buscamos as inter-relações da arte e o seu diálogo em equilíbrio com o mar e a mata atlântica, nos questionando sobre as responsabilidades que a arte pode tomar para si, em nome da proteção de nosso inteiro-ambiente.
Procuramos compreender e absorver as ricas manifestações da CosmoVisão e CosmoÉticas culturais e espirituais, por meio dessa podemos apreender das mito-poéticas que nos reinventam como cidadãos brasileiros e universais no meio desta crise grave contemporânea.
Nosso objetivo é refletir sobre estes contextos dentro do que passamos a chamar de inteiro ambiente, pois, não queremos ser 'meio natureza’, e sim, integrais ao nosso papel transformador e transmutador na comunidade planetária.
Propomos uma residência que contemple as múltiplas formas de sentir e estar no mundo por meio das artes visuais, da poesia e da música e a busca da percepção ambiental que redimensionam nossa consciência planetária para que ela sintonize com o Ser da Terra e esteja assim em sincronia com o Universo.
Convidamos Ailton Krenak, Sonia Guajajara, Regina Jehá, Ernesto Neto. Também Cris Takua, e a Pajé Para’í da aldeia Guarani Rio Silveira para nossa programação
Estrutura Inclusa:
acomodação em suíte individual
cozinha, lavanderia, piscina e varias áreas de convivência
ateliê coletivo, marcenaria, forno de cerâmica, estúdio de gravação sonora com instrumentos musicais diversos, máquina de costura
maquinários diversos, do tipo: furadeira, martelo, tico-tico, etc.
projetores para área interna e externa
acesso livre à internet
estacionamento interno
bicicletas de uso comunitário
refeição de recepção
Não incluso
passagem aérea e translados
alimentação
seguro saúde
materiais de trabalho (tinta, tela, papel, argila, madeira, etc)
Atividades do Programa
Leitura de portfólio e studio visit
Live e debates com convidados especiais
Cerimônia de pajelança pela pajé Para’í
Coral Guarani
Pintura com jenipapo
Cerâmica Guarani
Degustação de comidas típicas indígena e africanas
Trilha na mata com biólogo para o conhecimento da fauna e flora da região
Workshop sensorial com Bené Fonteles
Ritual do fogo, transmutação das energias com Bené Fonteles
Apresentação de filmes
Visita à Aldeia Guarani Rio Silveira em Boracéia
Visita a ateliê de papel artesanal
Visitas a espaços culturais da região
Sessões de yoga e dança
Visita até a vila dos pescadores e contemplação do pôr-do-sol no mar
Workshop com crianças da escola pública
Atividades adicionais e não obrigatórias
Tour ao centro histórico de São Sebastião
Trilha até a praia brava
Passeio de barco até as ilhas da região (depende da condição do tempo)
Investimento / colaboração (*)
R$ 5,850.00 que podem ser divididos em 3 vezes ou desconto de 5% para pagamento a vista. Para tirar qualquer dúvida, favor nos contactar pelo email info@kaaysa.com ou pelo WhatsApp +55 11 983487849. Consulte-nos para possibilidades de parcelamento em cartão de crédito em até 10 vezes.
(*) O Kaaysá é uma iniciativa independente que não possui ajuda de instituições públicas ou privadas. Dependemos da colaboração dos artistas e de patrocínios para a realização dos nossos programas.
Encorajamos a quem tiver condições, a contribuir com os valores sugeridos por nós, e em contrapartida estamos sempre dispostos a facilitar a participação da maioria dos artistas, oferecendo descontos que podem variar caso a caso.
Oferecemos 2 bolsas integrais, desde a fundação do Kaaysá, para artistas afrodescendentes e indígenas, que podem ser pleiteadas com uma carta motivacional anexada à inscrição.
Se necessário, podemos oferecer aos interessados uma carta de aceitação para que possam solicitar apoio financeiro junto à sua rede de contatos, colecionadores, galerias que os representa, instituições governamentais, fundações, etc.
Observação: a seleção dos artistas poderá levar em conta a ordem dos inscritos.
Para quaisquer esclarecimentos contate-nos pelo o e-mail info@kaaysa.com ou pelo Whatsapp +55 11 983487849.
SEJA BEM VINDO AO KAAYSÁ!